Menu

quinta-feira, 5 de março de 2009

O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ

Texto base - Ap 4: 2,4,6 e 7 e 5: 1-7

 

2  E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

4  E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

6  E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

7  E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

 

1  E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

2  E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

3  E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

4  E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.

5  E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

7  E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

 

Estamos vivendo momentos cruciais. Estamos certamente no período do último grande avivamento da igreja do Senhor Jesus sobre a Terra.

A questão que se levanta é: “Estou preparado para estes últimos dias?” Com todas as implicações, renúncias e posicionamentos que devemos tomar? Estou “apressando a volta do Senhor”? Estou vivendo sobre a égide de reino e sacerdote, de povo escolhido, de nação santa?

8   Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

9   O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é paciente para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

10  Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

11   Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas vos convém ser? Vivam de maneira santa e piedosa.

12  Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão.

13  Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.  (2 Pe 3:8 – 13).

 

O CHAMADO DO LEÃO

A palavra nos exorta a tomar nossa posição como reino e sacerdotes: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pe 2:8).

Note o termo “geração eleita”. Em grego o termo eleito é “eklektos” que significa “alguém escolhido dentro de um grupo maior para serviços e privilégios especiais.”

O Senhor tem chamado você para ser este líder. Não se preocupe se você se considera incapaz ou pequeno demais para tão grande comissão.

Desde o AT o Senhor vem chamando os menores, os mais simples, os que nada se consideram para governar. Até porque é ele quem capacita. Ele escolhe as coisas que “não são para confundir as que são.” Ele escolhe “o que é para o mundo é loucura para envergonhar os sábios. E escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.” (1 Co 1: 26 -31). Atente para isto: O Senhor te chama para reinar com Ele. E seu Reino começa aqui nesta terra. Somos nós que trazemos o reino de Deus à terra.  

 

A HISTÓRIA DO LEÃO

A tribo escolhida para Reinar em Israel foi Judá. O patriarca era o quarto filho de Lia e de Jacó. Porém, Rubén - o primogênito, que não impediu que José fosse capturado pelos irmãos; e Simeão e Levi que desejavam matá-lo perderam o direito a herança. Judá, embora envolvido no estratagema foi aquele que livrou o irmão da morte ao propor que o vendessem aos midianitas. E mesmo sem saber, Judá cumpriu o propósito de Deus que era fazer de José Governador do Egito.

Judá recebeu a benção do Cetro e do bastão de comando (Gn 49: 8-10). Davi iniciou o cumprimento dessa profecia que se realiza de forma definitiva em Cristo que confirmou as palavras “até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele todas as nações obedecerão”.

E Deus continua a manter o mesmo propósito ao longo da história. Ele chama Moisés, um homem que, embora de linhagem nobre, não se sentia digno de liderar o povo e nem de falar diante das autoridades.

Deus também chamou outros homens “fracos” e cheios de defeitos como Gideão, Isaías, Jeremias, o próprio Davi,  entre outros.

Jesus chamou homens imperfeitos, covardes, ladrões, mentirosos, assassinos de cristãos, e até um que veio a traí-lo para nos mostrar que é o Espírito Santo quem capacita àquele que aceita o desafio de ser um Leão!

 

A IDENTIDADE DO LEÃO

Qual o  nome desta Geração?

Somos descendentes espirituais da tribo de Judá. Tomamos posse da benção de liderança espiritualmente. Fomos chamados para reinar, para governar.

E por que o senhor nos deu esse título? E Por que o próprio Deus se compara a um Leão?

O leão é o rei dos animais. Ele é assim chamado porque está no topo da cadeia alimentar. Ele não tem predadores naturais. Seu único inimigo é outro leão. Ele é forte, tem um forte senso de defesa de seu território, defende sua cria com ferocidade e tem a cooperação de suas fêmeas que realizam muitas tarefas.

O que podemos aprender com o leão? Que características suas podemos aplicar em nossas vidas e em nosso ministério?

Vejamos quatro princípios de conquista da vida do leão.

 

1.     O rugido do leão (Nm 24:9)

Quando o leão ruge ele está satisfeito. Quando ele solta seu rugido forte ele está dizendo que está tudo bem. É como se estivesse louvando a Deus.

Assim deve ser nosso rugido. Que de nossa boca só saia “rugido” de benção. O senhor nos concedeu uma herança profética neste texto. Que sejamos abençoadores. E que nunca mais murmuremos, que mudemos nossa maneira de falar. Que de nossa fonte só provenha água pura. E aqueles que nos amaldiçoarem serão amaldiçoados.

 

2.     Coração de leão (2 Tm 1:7)

Porque o Senhor não nos deu um espírito (“anima”, “alma”) de covardes. Ele nos dá um espírito de guerreiro, de vencedor. O termo aqui se refere ao centro das emoções, a alma, ao coração. Assim como o leão defende com coragem o seu território, temos que defender o nosso. A palavra também nos fala para renovar a nossa mente a cada dia para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. O Senhor nos deu as nações por herança. Nosso território é toda a terra. Temos que fazer valer essa força em nossas vidas. É o Deus Todo-Poderoso que está no controle. Vamos conquistar as almas na força do Leão.

O texto também nos fala de um coração equilibrado. Coragem não tem nada a ver com violência. O corajoso tem suas emoções equilibradas, por isso o texto se refere a amor. O amor é a base da verdadeira coragem. São atitudes corajosas fundamentadas no amor que geram conquista.

 

3.     A liberdade do leão (Jo 8: 32  e 36 e 1 Pe 1:14 e 2:1 )

É na liberdade das savanas que um leão conquista e demarca seu território. É vivendo em liberdade que ele realiza o propósito para o qual foi criado. Um leão enjaulado é um leão destruído.

Um leão de circo só serve como um triste espetáculo para as pessoas. Um ser muito mais forte sendo dominado por um simples domador. Assim é um crente que se deixa enjaular pelo pecado. Ele se torna uma marionete nas mãos do inimigo. Ele não enxerga mais o poder que Deus lhe deu através de Jesus, pois está preso, enjaulado. Se o filho já nos libertou devemos fugir de todas as armadilhas do cativeiro.

Fuja das artimanhas do pecado. Seja radical. Não dê nenhum tipo de brecha para o inimigo agir na sua vida. Você tem o poder de desfrutar da liberdade do leão.  

 

4.     O alimento do Leão (1 Pe 2:2)

O que um leãozinho pequeno mais precisa para crescer forte? Do leite de sua mãe. Um leão desmamado não terá forças para sobreviver às dificuldades e perigos da selva. Assim somos nós. Principalmente os leõezinhos pequenos, recém-nascidos. Eles precisam do leite espiritual. Mas note que é ele quem vai ao encontro da mãe. Ele é quem procura a teta. Assim deve ser o leão. Deve ter seu instinto natural de desejar a Palavra de Deus todos os dias. Isso é a vida devocional do leão. A primeira coisa que um leãozinho faz ao acordar é procurar a teta da mãe. Ele precisa do leite. A primeira coisa que um leão de Judá deve buscar quando se levanta pela manhã é o leite espiritual da palavra e da oração!

 

Esses são 4 princípios para um leão reinar. Profetizar, ser valente e corajoso, fugir da jaula do pecado, alimentar-se do leite espiritual.

 

O LEÃO DIANTE DO TRONO

Em Apocalipse 4:7 vemos que diante do trono de Deus estavam quatro seres viventes que se assemelhavam ao leão, ao boi, ao homem e a águia.

Esses seres são os mesmos da visão do profeta Ezequiel (Ez 1:10).

Note que esses seres já estavam na presença de Deus desde a eternidade. Isso tem a ver com a escolha soberana de Deus sobre sua vida. Ele te escolheu do ventre da sua mãe. A eleição tem base no texto de Jo 15:16. Ou seja, você foi escolhido por Deus para ser sacerdote e reinar, antes mesmo de existir.

Quem é apresentado como o Leão da tribo de Judá? É o Senhor Jesus.

Aquele que é o único digno de abrir o livro (que é o livro do plano da redenção de Deus para o homem), pois ele quem consumou este plano ao morrer e ressuscitar.

Os quatro seres viventes que se prostram juntamente com os 24 anciãos diante do trono de Deus são a representação de Jesus como Rei (leão), Servo (boi), Homem (homem) e Deus (águia).

 

Vejamos:

 

As 4 facetas de Cristo são representadas cada uma individualmente nos quatro evangelhos.

 

1.     Em Mateus – Ele é o rei dos Judeus, o LEÃO de Judá. (Mt 27:37)

Mateus foi um dos 12 discípulos. Era judeu, cobrador de impostos. Seu evangelho foi escrito e dirigido ao povo judeu, já que seus escritos são sustentados por mais de 70 referências ao AT.  

 

2.     Em Marcos – Ele é o servo, o BOI. (Mc 10:45)

João Marcos ouviu os relatos diretamente de Pedro. Este evangelho dá ênfase aos milagres de Jesus. Apresenta-o servindo ao homem.

 

3.     Em Lucas – Jesus é o filho do HOMEM. (Lc 19:10)

Os relatos do médico Lucas foram ouvidos diretamente de Paulo e outros crentes. Lucas foi o mesmo que redigiu o livro de Atos. Seu objetivo era apresentar o plano da salvação aos homens. Também é notável o propósito de evangelizar os gentios, por isso foi escrito em grego Koiné – o mais coloquial. Jesus aqui é revelado como o filho do Homem.

 

4.     Em João – Jesus é apresentado como DEUS (Jo 1: 1-3; 10:30 e 20:31)

João, pescador, um dos 12 – o discípulo amado, revela Jesus como o filho de Deus (semelhante a águia que dentre os seres apresentados é o único que habita a terra e os céus). Este evangelho dá ênfase a divindade de Cristo.

 

A REVELAÇÃO DO LEÃO

 

Notemos que na visão de João em Apocalipse, vemos 24 anciãos. Eles representam governo, pois também sentam em tronos e sobre suas cabeças levam coroas de ouro. Este é o governo de Deus nas duas alianças: a aliança com Israel – os patriarcas das 12 tribos; e a nova aliança com todos os povos gentios – alcançados pela pregação dos 12 apóstolos.

Aliança é coisa séria. Deus fez uma aliança com você nesta geração. Onde está sua aliança?

 

Vemos que Deus tem seu trono no céu nessa passagem de Apocalipse. Mas seu trono na terra também já foi estabelecido.

 

Vejamos 2 Cr 9: 17-19

 

17  Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puro.

18  E o trono tinha seis degraus, e um estrado de ouro, que eram ligados ao trono, e encostos de ambos os lados no lugar do assento; e dois leões estavam junto aos encostos.

19  E doze leões estavam ali de ambos os lados, sobre os seis degraus; outro tal não se fez em nenhum reino da terra.  

 

Vemos o trono do rei Salomão. Salomão governou num período em que Israel era a mais respeitada nação da Terra.

Ele foi o mais próspero e famoso de todos os reis de Israel entre as nações.

Seu trono tem uma estrutura profética. São seis degraus que representam o nível de proximidade com o trono. Quem está nos degraus de cima está mais próximo do rei.

Há 12 leões nesses degraus, um de cada lado. Cada leão representa uma tribo, uma liderança. Os mais próximos ao rei estão nos degraus de cima. Isso mostra que devemos nos esforçar para ter intimidade com Deus. Quanto mais degraus eu subir, mais próximo estarei do rei.

Porém, dos dois lados do trono estão dois leões. Um de cada lado. Estes estão ao lado do rei e não nos degraus. Estes são aqueles que pagaram um preço mais alto e já chegaram ao lugar de honra.

 

Espiritualmente, quem está assentado no trono é Deus, tendo ao seu lado o Filho e o Espírito Santo.

 

Porém, quando trazemos a revelação para o Governo dos 12 vemos o Deus trino assentado, reinando. O leão ao seu lado direito é o pastor de sua igreja e o leão do lado esquerdo é seu líder de Geração.

Você é um dos leões e o degrau onde você está depende do preço que você tem pagado!

 

Veja que Apocalipse 1: 5 e 6 diz:  “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados; E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai. A ele glória e poder para todo o sempre, amém.”     

 

Você foi chamado para REINAR.

Reinar como um príncipe, em amor, liberto da morte e do pecado.

Entenda que para reinar como LEÃO você precisa ser antes de tudo um cordeiro, uma ovelha. Quem é pastor já foi ovelha. Quem é ovelha obediente aprenderá a ter coração de pastor.

No texto de Apocalipse 5:5 Jesus é apresentado como o LEÃO que é digno de abrir o livro e romper os 7 selos. Entretanto, no versículo seguinte quem toma o livro é o CORDEIRO. Isso significa que só chega a LEÃO pra reinar quem amar e servir humildemente como o CORDEIRO.

Notem que o cordeiro é quem abre o livro. Notem que o leão representa o governo, o reino e o cordeiro o amor sacrificial.

João 15:13 diz: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. “

 

Para chegarmos a reinar temos que aprender a amar e a nos entregar como um cordeiro. Todo Leão deve ter um coração de cordeiro para poder reinar fundamentado em Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

Esta é a sua hora de Amar para um dia Reinar!

 

Alan Rick Miranda – 12 do Pr. Agostinho Gonçalves Ribeiro – IBB/ Acre 

 Líder da Geração Leão da tribo de Judá

 

2 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ QUERIDOS.

    ESTE ESTUDO É MUITO BOM E EDIFICANTE, DEUS CONTINUE ILIMINANDO VOSSAS MENTE PARA CONTINUAREM A ELABORAREM ESTUDOS EDIFICANTES COMOS ESTE.


    PR. JOSÉ RICARDO FERREIRA

    MINISTÉRO OBRA DA RESTURAÇÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  2. "Ola Gostei muito do texto descrito que Deus abençoe!
    Sou Lider de intercessao e o Minsiterio se Chama Face de Leao como os Gaditas se apresentaram a DAvi em ICronicas 12:8."
    Douglas - IEQ - Ribeirao das Neves MG

    ResponderExcluir